Cerveja e alta performance

20140415-080338.jpg

O papel da cerveja na hidratação pós-treino já vem sendo pesquisado e estudos com cerveja com e sem álcool têm mostrado benefícios no consumo.
Até então, não existia um produto que cobrisse o segmento de atletas de alta performance. Eis que me surpreendi quando achei a Erdinger Sport, uma cerveja sem álcool, com proteína e BCAA além de vitaminas do complexo B. O kit vem com 2 garrafas de 500ml e um copo, com o preço aproximado de R$80,00. Outras opções de compra são a longneck  e a lata de 500ml, com preços semelhantes, na médias de R$15,60 em lojas online. O paladar é subjetivo: lembra muito a Erdinger Weiss, mas com algum gosto diferente lá no final.

A composição é diferente da composição dos isotônicos mais conhecidos do mercado, como Gatorade e Powerade . Essas bebidas esportivas têm, em média de 6-12g de glicose, com eletrólitos e sem proteínas. A Erdinger Sport tem 31g de carboidrato, 2g de proteína na forma de BCAA, eletrólitos e vitaminas.

20140415-093605.jpg
Clique e veja a tabela nutricional

Nos EUA, existem isotônicos com quantidade de carboidratos semelhantes, sem proteínas. No Brasil, a Erdinger Sport se aproxima mais de suplementos com relação de 4:1 de carboidratos para proteínas. Porém com diferenças no tipo de carboidrato e no tipo de proteína.

Para promover o produto no mercado, a Erdinger montou uma equipe de atletas, incluindo de esportes de inverno, e patrocina grandes eventos esportivos, como a Maratona de Berlim. No Brasil, a marca está presente no Erdinger Alkoholfrei UB515 Brasil Ultra Triathlon, cuja 4º edição acontece em maio de 2017 entre Ubatuba-SP e Paraty no Rio.

Vamos acompanhar a aceitação do produto pelo mercado. Mas se alguém quiser testar reidratação com cerveja, já tem uma opção.

Este artigo é uma resenha sobre um produto, sem patrocínio pelo fabricante ou pelos eventos esportivos. 

 

HIDRATAÇÃO PÓS-TREINO COM CERVEJA: PODE ISSO, ARNALDO?