Explicando os suplementos: 3 motivos para usar bicarbonato

Dia 14 de dezembro, às 12h, horário de Brasília, aconteceu a primeira transmissão online no facebook e no Twitter/Periscope do Nutroesporte. Um bate-papo com Joan Amato (@anutrologa) sobre o uso de bicarbonato como suplemento.

Um dos artigos mais lidos do Nutroesporte é sobre bicarbonato, o que nos motivou a fazer essa transmissão ao vivo com mais novidades sobre esse suplemento.

O bicarbonato é um tampão natural, também produzido pelo próprio organismo para estabelecer o equilíbrio da acidez do sangue. Toda vez que uma pessoa pratica exercício, íons hidrogênio são lançados na corrente sanguínea, deixando o sangue mais ácido. O papel do bicarbonato é se juntar ao hidrogênio, evitando acidez. A acidose (acidez do sangue) leva à fadiga muscular.

A acidez também pode ser crônica, devido a uma alimentação ruim, estresse e pode causar danos ao organismo, como:

  • perda de massa óssea devido à perda de cálcio;
  • catabolismo muscular: a acidose consome glutamina e altera a formação de arginina e citrulina pelo rim, alterando o metabolismo muscular para abastecer o corpo com os aminoácidos;
  • altera a produção de GH, o hormônio do crescimento, e de IGF-1.

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Os benefícios da suplementação com o bicarbonato são:

  • melhorar a capacidade anaeróbia, melhorando a performance em esportes de alta intensidade, como HIIT, Crossfit, em provas de curta distância de corrida e natação e em ciclistas;
  • aumenta a tolerância ao treino de força, permitindo maior número de repetições em carga alta;
  • perda de peso: na acidose crônica, temos do GH e IGF-1, dos hormônios tireoidianos e da produção de energia pelas mitocôndrias, além de catabolismos muscular, resultando em metabolismo lento, diminuição da termogênese, aumento do peso e dificuldade de perder o peso ganho. Trabalhos recentes postulam que o bicarbonato, por combater a acidose, teria papel no emagrecimento.

Cada 4g de bicarbonato tem 1g de sódio e estudos mostram que o aumento da pressão arterial estaria mais ligado ao cloreto do sal que ao sódio em si.

Um dos principais efeitos colaterais do uso de bicarbonato é o desconforto gástrico, quando usado em doses mais altas. É interessante testar em treinos antes de fazer uso numa competição. O bicarbonato pode ser usado via oral e, caso você duvide da pureza do produto vendido nos supermercados, você pode mandar manipular cápsulas com sua dose personalizada. 

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