Perca mais gordura com 4 minutos de exercício por semana

Num dos nossos últimos artigos, vimos como melhorar o metabolismo, evitando ganho de peso, com apenas 3 minutos de exercício por semana. Mas  isso se aplicava a população com sobrepeso e sedentária. Se você está dentro do peso normal e já faz exercício mas ainda assim quer perder mais gordura, você precisa só de 4 minutos.

Um trabalho de 2 universidades inglesas estudou um grupo de homens e mulheres, com idade média de 39 anos, com índice de massa corporal normal e que já faziam exercício de forma regular. Essas pessoas mantiveram sua alimentação e seu exercício durante o protocolo do estudo, mas adicionaram uma sessão de pedalada 3 vezes na semana.

Nessa sessão na bicicleta ergométrica, eles faziam um aquecimento e depois, alternavam 4 tiros de 20s em intensidade máxima com 2 minutos de intervalo com carga baixa (20% VO2). Apesar de cada sessão durar 10 minutos, os cientistas consideraram exercício os 80s de pedalada intensa, pois estes tiros que estariam relacionados com os benefícios. Assim, 80s de cada sessão, 3 vezes na semana totalizam 240s, ou seja, 4 minutos.

Os resultados mostraram:
– melhora da capacidade aeróbica, principalmente em mulheres
– Melhora da metabolização da gordura
– Perda de gordura no tronco nos homens e nos membros inferiores nas mulheres
– Perda de 3% gordura corporal nas mulheres e 7% nos homens.

Você pode até achar que não é muito, mas estamos falando de um grupo com idade média de 39 anos e algum grau de treinamento. Esse tipo de exercício intervalado pode ter quebrado o platô que muita gente se encontra, ajudando ao perder mais gordura corporal.

Se ainda assim está difícil atingir seu objetivo, o segredo do seu sucesso pode estar na sua genética. Treinar de acordo com os seus gens pode levar a ganhos de até 600% em performance. Esse é assunto para o nosso próximo encontro.