A perda de peso antes da pesagem nas modalidades como MMA

20140408-101219.jpg

É muito importante que um atleta, às vésperas de sua competição, esteja no seu auge, em termos físicos e psicológicos. O resultado de uma competição depende de vários fatores, como treinamento, dedicação, alimentação e hidratação.
Quando atletas do MMA, boxe, judô passam pela pesagem, muitos perdem peso de uma forma rápida, dias antes, fazendo dietas radicais e deixando de se hidratar, para atingir sua meta de peso através da desidratação também.
O grande problema é que desidratações moderadas (perda de 3% do peso corporal) levam à perda da concentração e alterações metabólicas, que podem expor esses atletas a lesões durante o treinamento nos dias que precedem suas disputas.
Para evitar uma desidratação grave, é fundamental que eles sejam acompanhados ao longo do seu ciclo de treinamentos, para que a perda de peso seja programada, sem diminuir a performance e evitando perdas de água muito grandes poucos dias antes da competição
A bioimpedância é um exame que avalia a composição corporal e mostra importantes parâmetros a serem acompanhados neste período, como peso total, massa muscular, massa de gordura e água corporal total. O acompanhamento com a Medicina e a Nutrologia do Esporte são fundamentais para diminuir os riscos.
Os atletas do MMA Guilherme e Rafael Viana realizaram este acompanhamento no Instituto de Medicina do Esporte Mãe de Deus, sob os cuidados da equipe médica, composta por médicos do esporte e nutrologia esportiva (Dra. Joan Emmanuelle Amato).