Alfarroba, o “Denorex” dos chocolates

alfarroba o denorex dos chocolates

Páscoa se aproximando e não existe quem fique imune aos ovos de chocolate pendurados nos mercados. Se você está de dieta, então, é quase uma cena de filme de terror ter que passar por aqueles corredores e sentir a essência. Mantenha a calma, pois existe solução para a sua agonia dietética, um “Denorex” para o paladar.

A alfarroba é uma planta do Mediterrâneo, semelhante a uma vagem. Os doces provenientes da alfarroba são muito semelhantes ao chocolate, tanto em aparência quanto em gosto e uma das principais diferenças é que não contêm glúten, lactose ou açúcar. Ela apresenta esse gostinho doce porque tem mais carboidratos que o chocolate, mas, em compensação, tem menos gorduras, o que diminui suas calorias. Para quem não pode consumir cafeína por conta de gastrite ou enxaqueca, a alfarroba também é uma excelente opção, pois é isenta desta substância. Em comparação ao chocolate, tem mais fibras, auxiliando no funcionamento do intestino.

Mas vale a pena trocar? A alfarroba não é liberada por não ser chocolate, pois apesar de menos gorduras, ela tem mais carboidratos. O chocolate não é um vilão, muito pelo contrário. Chocolates com alta concentração de cacau são ricos em anti-oxidantes e em cafeína. Vamos lembrar que a cafeína é um termogênico natural e também tem ação anti-oxidante. A gordura dos chocolates, apesar de mais alta que nas alfarrobas, é gordura de origem vegetal, com alto teor de poli e monoinsaturados. Quanto mais cacau, menos leite na composição. Logo alguns chocolates podem ser tolerados por quem tem intolerância leve à lactose.

Qual a recomendação? O que você gostar mais. É uma questão de paladar ou de necessidade. Mas não caia na armadilha de achar que alfarroba é livre de calorias e que, por não ser chocolate, você pode se entupir desse doce como se fosse a última Páscoa da sua vida! O coelhinho passa e o pneuzinho fica!

E se você se perguntou que “Denorex” é esse:  foi uma marca de shampoo muito famosa nos anos 80, com o slogan “parece mas não é”.