Conseqüências da perda rápida de peso antes das lutas

Consequencia de perda de peso nas lutas

Muitos de nós já estamos familiarizados com as pesagens dos atletas antes das lutas. Acontece no boxe, acontece no MMA e também acontece nas competições oficiais de outras modalidades, como judô e jiu-jítsu. Os atletas perdem peso de forma rápida, em poucos dias ou horas, com o intuito de ficar no limite superior de peso da categoria em que lutam. Assim, podem ficar mais pesados que seus adversários e garantir o fator força como uma estratégia para vitória.
Porém, a perda de peso rápida nem sempre ajuda e, ao contrário do que muitos pregam, ela pode até atrapalhar, porque leva à desidratação, perda importante de sais minerais e, também, perda de massa magra. Tudo isso somado pode resultar em diminuição dos reflexos e do tempo de reação, aumentar a chance de lesão muscular e também pode levar à desidratação severa com risco de morte.
Entrevistamos o bicampeão Pan-Americano de jiu-jítsu, Marcus Morcego, na categoria meio-pesado. Ele nos conta como é a sensação da perda de peso antes de uma competição e quais os apertos que já passou por conta disso. A entrevista foi realizada em 16 de maio de 2015, logo após ele ter conquistado o título brasileiro da CBJJP, na categoria pesado.

Confira o depoimento do atleta campeão de jiu-jítsu, Marcus Morcego, sobre as conseqüências da perda rápida de peso antes de uma competição.