Diferenças da Coca-Cola verde para as outras Cocas

A Coca-Cola é uma das empresas patrocinadoras de grandes eventos esportivos. Esse ano, patrocina os jogos olímpicos rio 2016. Aproveitando o gancho, foi lançada aqui no Brasil, a Coca-Cola verde, na Europa chamada de coca Life. Esse refrigerante já existe em outros países, mas devido a uma portaria da Anvisa, não pode ser lançado aqui antes, pois o decreto 6871/2009 não permitia que bebidas não-alcoólicas misturassem tipos diferentes de açúcares e edulcorantes em suas composições.

Ultrapassado isso, a Coca verde foi lançada e choveu pergunta de qual é melhor.

Não existe refrigerante melhor. O ideal é não consumir, pois são bebidas com corantes e altas quantidades de açúcar. Porém,também não sou hipócrita de achar que ninguém bebe refrigerante. Tirar o refrigerante da dieta pode ser um desafio, por que é um hábito de muitas pessoas e elas são extremamente resistente a essa retirada. Às vezes, é melhor que a pessoa diminua a quantidade a cada semana até parar totalmente ou reduzir a quantidade de forma drástica. Em outros casos, além de diminuir a quantidade, podemos trocar o tipo de refrigerante para diminuir a ingestão de açúcar ou a quantidade de sódio.

Então, vamos descobrir as diferenças entre os 4 tipos de coca-cola comercializadas no mercado brasileiro.

Hoje, existem 4 produtos Coca-Cola: normal, zero, light e verde.

Nessa tabela nós podemos ver a diferença entre elas. Lembrando que esses valores são para uma lata.

 

tabela_diferença_coca_cola_nutroesporte

Em relação às calorias, a Coca normal tem mais devido à quantidade de açúcar. A Coca verde, tem metade do açúcar da Coca normal. A Coca normal não tem nenhum adoçante, enquanto que a Coca verde tem Stevia, um adoçante natural.

As Cocas zero e light tem 0 de caloria, pois não tem açúcar. A diferença entre elas está no tipo e quantidade de adoçante na fórmula de cada uma. Os adoçantes são artificiais, ao contrário da Stevia. Os adoçantes artificiais são liberados para consumo pelas agências regulatórias mundiais (FDA). Porém, estudos mostram que existe relação entre consumo desses adoçantes com alteração da flora intestinal e isso vem sendo associado à obesidade.

A Coca normal é o produto que menos tem sódio e a quantidade de sódio entre os outros tipos é muito semelhante. De acordo com a resolução RDC nº 54, de 12 de novembro de 2012 da Anvisa, bebidas com até 80 mg de sódio por porção de 200 ml são consideradas de “baixo teor de sódio”.

  • Gabriel Arruda

    A melhor coca vendida no Brasil é a com Stevia.Tomo todo Sábado e é uma delícia!

  • Joan Emmanuelle Amato

    A moderação é o caminho do sucesso.