Ganho muscular e uso de vitaminas

vitaminas C e E diminuem ganho muscular Nutroesporte

Os artigos mais recentes têm mostrado que o excesso de anti-oxidantes não melhora a saúde a longo prazo e que, dependendo do objetivo, seu ganho de massa muscular também está sendo prejudicado. Na semana passada, vimos que as células precisariam de uma dose de estresse para que a adaptação muscular aos treinos ocorra.

Os atletas não são os únicos a ser prejudicados com o uso contínuo de vitaminas

Um estudo da Universidade de Adger, na Noruega, testou o uso de vitaminas C e E em grupos de idosos (60 a 81 anos) durante a participação num programa de musculação, que durou 12 semanas. No final desse período, foram avaliados índices de força muscular, volume muscular do quadríceps e avaliação da composição corporal. Os resultados foram surpreendentes, pois o grupo que não tomou as vitaminas teve ganho de 3,9% na massa magra. No grupo das vitaminas, o ganho de massa magra foi de 1,4%. Ou seja, quem não usou as vitaminas, ganhou 64% a mais de massa magra do que quem usou. O volume muscular do reto femoral também foi maior no grupo sem vitaminas.

As evidências científicas apontam que tanto jovens quanto idosos que praticam exercício de força ou são atletas, têm a adaptação prejudicada e o ganho de massa muscular diminuído quando fazem suplementação de vitaminas com efeito anti-oxidante

No estudo norueguês, foram usados 500mg de vitamina C e 117,5mg de vitamina E, doses muito semelhantes a de multivitamínicos comuns. Vejam as informações nutricionais de suplementos, como whey protein, e você também vai encontrar adição de vitaminas em algumas marcas.

O que isso tudo quer dizer? Que se a dieta é balanceada, você provavelmente não vai precisar suplementar anti-oxidantes. O organismo precisa também do estresse para que as células musculares e a produção de hormônio sejam “provocadas” e comecem a responder ao insulto, levando à adaptação muscular, hormonal e metabólica do corpo.

Portanto, antes de tomar um multivitamínico, avalie a sua dieta. Se você come frutas, legumes, verduras, alimentos que contêm a quantidade de anti-oxidantes necessária ao nosso corpo e que vêm na forma natural, provavelmente não vai precisar gastar dinheiro com vitaminas.

 

Você usa algum suplemento de vitamina? Compartilhe sua história nos comentários