Pós-treino: carboidratos atrapalham a absorção das proteínas

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Mais uma discussão sobre timing e consumo de macronutrientes no pós-treino

Muito se fala sobre o uso dos carboidratos para anabolismo muscular: alguns defendem, outros condenam. Quando esmiuçamos a fisiologia, podemos compreender que o consumo de carboidratos estimula a secreção de insulina, fundamental para iniciar o processo anabólico, principalmente se houve consumo de proteína também. Quem usa leucina, precisa desta sinalização da insulina, pois uma cascata de reações acontece, acionando os comandantes da síntese muscular e desativando as moléculas que impedem esta síntese.

Ainda assim, existem algumas pessoas que defendem o uso da proteína sozinha no pós-treino

Um estudo recente no Journal Of Clinical Endocrinology & Metabolism mostrou que os carboidratos retardam a absorção da proteína quando consumidos juntos, mas que não existe diferença sobre a síntese muscular. O estudo foi realizado com um grupo de adultos jovens e um grupo de idosos.

Podemos ver isso de duas formas: “que bom que não atrapalhou, posso continuar consumindo” ou “se não aumentou a síntese muscular, por que consumir carboidrato junto com proteína?”

O estudo é interessante, mas o tamanho dos grupos é pequeno: são, em média, 25 pessoas em cada um deles. Para definir se o carboidrato ajuda ou atrapalha, precisaríamos de grupos com mais pessoas. Mas já podemos ajudar alguns grupos específicos, como diabéticos que vão-se beneficiar do consumo de uma dieta low carb e ainda manter a síntese muscular. Vamos aguardar mais trabalhos sobre o tema.