Resoluções de ano novo: perder a barriga!

 

Sim, 2016 chegou depois de você pular suas 7 ondas e de ter, talvez, exagerado na comilança e bebedeira típicas das festas de final de ano. Sim, todo mundo passa por isso, não é vergonha, é realidade. Então, na virada de 31 para 01, você se vê fazendo aquela promessa “vou começar a malhar” ou “vou mais a academia” para voltar a antiga forma. Quem nunca?
Então, você vai gostar desse estudo português, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Doro em parceria com pesquisadores brasileiros, que avaliou o efeito de 16 semanas de hidroginástica ou musculação ou aulas de dança sobre a composição corporal de mulheres. Dele, participaram 89 mulheres, com idades entre 25 e 55 anos, que treinavam por 3 vezes na semana e não tinham nenhum problema de saúde.
As participantes foram dividias em 4 grupos: o grupo sedentário (não fez exercício e foi o grupo controle da pesquisa), grupo treino de força (musculação), grupo hidroginástica e grupo dança. Com exceção do grupo sedentário, os outros grupos realizaram exercício moderado a intenso, 3 vezes na semana, seguindo as diretrizes do American College Of Sports Medicine.
Após 16 semanas dos protocolos de exercício, os pesquisadores mostraram que todas as mulheres que se exercitaram tiveram melhora da composição corporal em relação ao grupo sedentário. Só lembrando: composição corporal é a distribuição de massa magra, massa gorda, massa muscular, água corporal total, entre outros parâmetros.
Porém, o que surpreendeu foi que o grupo hidroginástica foi o grupo onde as mulheres perderam mais gordura na barriga! A melhora da composição corporal foi semelhante entre quem fez musculação e quem fez hidroginástica e o grupo dança foi o que mostrou melhora menor entre os 3 grupos. Por que a hidroginástica teria um efeito maior? A hipótese é que o estímulo trazido por um exercício diferente levaria a uma resposta maior do organismo.
Então, meninas, há esperança que sua resolução de ano novo se cumpra se vocês conseguirem manter a regularidade do exercício e uma boa alimentação.
Feliz 2016 com muita saúde e equilíbrio para todos!