Termogênicos: benefícios e efeitos colaterais

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Termogênicos são substâncias que aumentam o metabolismo do corpo, através da ligação a receptores adrenérgicos, estimulando a lipólise (queima de gordura) ou estimulando a produção de catecolaminas (adrenalina, noradrenalina, dopamina) e, consequentemente, a termogênese. Os termogênicos podem estar presentes na alimentação ou consumidos em forma de suplementos, como por exemplo:

  • Efedrina: retirada do mercado pela Anvisa devido aos efeitos colaterais, mas liberada nos EUA, fazendo parte da fórmula de vários suplementos como Jack 3D, Hydroxycut.
  • Sinefrina: também conhecida como Citrus aurantium, ou extrato da laranja amarga, a sinefrina é uma “prima” mais nova da efedrina, com menos potência. A Anvisa recomenda dose máxima de 30mg por dia,mas vários suplementos comercializados apresentam uma concentração maior na composição.
  • Cafeína: é um dos termogênicos mais estudados e mais seguros. Pode ser consumida na alimentação e também como cafeína anidra. Para saber mais sobre cafeína, clique aqui.
  • Capsaicina: é um dos 5 tipos de capsaicinóides presente na pimenta. Ela aumenta a termogênese estimulando a liberação de catecolaminas e estimulando o sistema nervoso central.

Esses são alguns exemplos de termogênicos e nota-se que além de suplementos, podemos consumir facilmente sem nem saber que estão presentes na nossa alimentação.

A questão da segurança dos termogênicos bate exatamente nesse ponto: muitas vezes, já ingerimos uma dose da substância que desencadeia o efeito termogênico sem efeitos colaterais. Porém,muitas pessoas decidem fazer uso de suplementação sem ter noção disso. Assim, elas podem se expor aos efeitos colaterais dos termogênicos:

  1. insônia
  2. irritabilidade
  3. aumento da frequência cardíaca de repouso
  4. aumento da pressão arterial
  5. resposta anormal da frequência cardíaca e da pressão arterial no esforço ou no exercício
  6. arritmias cardíacas
  7. aumento da chance de acidente vascular cerebral

Uma dose excessiva coloca em risco a saúde do atleta e, no caso dos iniciantes, esses efeitos podem ser sentidos quando iniciam o uso do suplemento, por terem um aumento rápido e grande da dose. Muitas vezes, além de doses maiores que as recomendadas, o rótulo do termogênico não descreve ao certo a quantidade da substância ou mistura vários fitoterápicos que, quando isolados, estão numa dose segura, mas, quando associados, elevam a dose da substância termogênica em níveis perigosos. Para usar termogênico com segurança, procure um profissional capacitado para prescrever o suplemento, como médico nutrólogo.

Assista transmissão do Nutroesporte Live no Periscope sobre termogênicos.

  • Caramba nunca imaginei que os termogênicos poderiam ter esses efeitos colaterais.
    Eu sabia que ele dava insnia se tomado a noite e por isso passei a usar mais pela manhã e até umas 14h.

  • Joan Emmanuelle Amato

    Sim, Luana, por isso é sempre importante uso de termogênicos com a orientação de um profissional. Você já leu nosso artigo sobre avaliação pré-participação? Acho que você vai se surpreender também! Dá uma olhada: https://www.nutroesporte.com.br/infarto-e-morte-subita-na-academia/